Nossa Responsabilidade

Sabemos que para atingirmos nossa excelência na prestação de serviço e fornecimento de uniformes, uma grande cadeia de relacionamento é estabelecida com diversos atores sociais. A Lutha Uniformes e seu quadro de colaboradores desempenham apenas uma parcela dessa intensa rede de relações. Ainda que essa parcela seja aquela que faça frente diante do produto final, sabemos que há muito mais por trás disso.

Além dos envolvimentos organizacionais (pessoas e instituições), o meio ambiente está igualmente presente nessas etapas produtivas. Consumo de recursos naturais e emissão de gases estufa são alguns dos aspectos ambientais presentes nessa cadeia.

Diante do exposto, a Lutha Uniformes vivencia e pratica novas ações na cadeia têxtil, especificamente na parte de confecção. Para isso, em 2012 iniciou-se um intenso trabalho sobre mapeamento de práticas e criação do Setor de Redução de Impactos (S.R.I.). Esse setor fica responsável por estudar, estruturar e viabilizar práticas socioambientais na empresa.

Abaixo, uma breve descrição dos sistemas de qualidade implementados e implantados na Lutha Uniformes. Para maior detalhamento, clique aqui para acessar o Relatório de Balanço Socio-Ambiental de 2015.

CAUSAS E AÇÕES

Ainda que seja explícita a interação entre os sistemas ambientais, sociais e econômicos, e que portanto os assuntos que permeiem essas temáticas se relacionam diretamente, a Lutha Uniformes atua através da definição de macro ações que objetivem ser o mais abrangente possível. Assim, abaixo segue descrição de algumas práticas:

– Sistema de Gestão Ambiental  (S.G.A.): O sistema de gestão ambiental implantado na Lutha Uniformes segue as diretrizes técnicas da ISO 14.000. Ainda que não somos certificados pela instituição, acreditamos que esse direcionamento seja de grande valia. Dessa forma, seguimos procedimentos de criação de programas e constante análises de eficiência. Para tal, desenvolvemos o Programa LuthaEcoeficiente que trata de temas como água, energia elétrica, gases de efeito estufa, os resíduos sólidos, entre outros. Como fruto dessa implementação já efetivamos as principais ações para reduzir os consumos de recursos naturais. Os próximos passos se focam em otimizar a redução de consumo através da disseminação de conceitos como consumo consciente.

No âmbito de Gestão de Gases de Efeito Estufa, a Lutha Uniformes desempenha papel singular na industria têxtil. Há 4 anos publicando seus inventários anuais de gases estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol , única empresa brasileira do setor a aderir à iniciativa Climate Neutral Now da ONU para Mudanças Climáticas (UNFCCC)  e também única empresa do ramo têxtil a ser membro do Protocolo Climático do Estado de São Paulo. Como medida mitigadora das nossas ações, a Lutha Uniformes adquiriu através da UNFCCC 400 CER’s (créditos de carbono) e desenvolve amplo trabalho referente a essa gestão. Além disso, através de atividades desenvolvidas com os colaboradores, a Lutha Uniformes em parceria com o MUDA-SP e Instituto Kairós participou do evento #BoraPlantar, onde os colaboradores da empresa foram deslocados até uma área de mananciais localizado no extremo sul da Grande São Paulo para plantar mudas de árvores nativas e assim fomentar o reflorestamento consciente. Para acessar relatórios, programa, clique aqui. 

Por fim, há mais de 4 anos realizando a gestão efetiva de resíduos sólidos a Lutha Uniformes já reciclou e reutilizou mais de 48 toneladas de material. Atualmente atingimos resultados médios de manos de 6% do nosso resíduo total é destinado à aterro sanitário. O resíduo têxtil, material de maior representatividade dentre nossos resíduos sólidos é tratado pela empresa social parceira da Lutha Uniformes, a Retalhar. Validando esse trabalho, a Lutha desde o início de 2016 é detentora do Selo Sou Resíduo Zero.

Assim como o S.G.A., o Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional também segue diretrizes da certificação internacional OHSAS 18.000. Revisado anualmente, o sistema apresenta alguns programas e ações focadas na saúde e segurança no ambiente de trabalho, como utilização de EPI’s, análise e manutenção ergonômica dos colaboradores, entre outros, Além disso, contamos com uma assessoria externa para elaboração do PPRA e PCMSO, ferramentas que diagnosticam medidas preventivas e de acompanhamento da qualidade do ambiente de trabalho e individual dos nossos colaboradores. 

Iniciado em dezembro/2015 o Sistema de Gestão Social compreende ações que gerem melhorias sociais diretas aos colaboradores, comunidade do entorno e benfeitorias globais. Para o SGS, tangibilizamos nossas palavras com o Programa Vestindo Bem, Programa Traga Seu E-Lixo (Logística Reversa de Pilhas, Baterias e Eletrônicos), além do Curso Anual de Primeiros Socorros. iniciado em 2012.